segunda-feira, fevereiro 27, 2006

WormHoles


Antes de tudo o porquê de se chamar Wormhole.
Este nome foi assim colocado pela semelhança de ideias. Imaginem uma maçã, uma minhoca esta a passear pelo seu exterior, para chegar ao outro lado teria de percorrer um semi-círculo inteiro, mas se ela perfurasse a maçã e fosse em linha recta até ao outro lado percorreria muito menos espaço. Assim se resume o que é um buraco no espaço-tempo.

Basicamente estes atalhos são formados por duas bocas cada uma num espaço-tempo e por um tubo de ligação entre essas duas aberturas.

Einstein acreditava que os Wormholes estavam nos buracos negros e nos buracos brancos(ou quasars), devido ao seu incrivel poder gravitico e por isso de distorção de espaço-tempo.
De facto ele chegou a estas conclusões na solução de alguma equações. Os Wormholes estudados por Einstein são conhecidos por Einstein-Rosen Bridges ou Schwartzchild Wormholes.

Actualmente existem dois tipos de Wormhole conhecidos e estudados. Eles chamam-se Lorentziano, estudado na gravitação semi-clássica e Euclidiano, estudado na física de partículas.

Muitos físicos incluindo Stephen Hawking (em Hawking's Choronology Protection Conjecture) acreditam na possibiliade das viagens no tempo utilizando algo como os Wormholes. Dizem alguns que a possibilidade de viagens no tempo estão intimamente ligados com a velocidade da luz, sendo este valor o ponto de viragem.

Agora, relacionando a velocidade com os WormHoles:

Pela formula da velocidade:

v= d/t

O d será a distancia real, a distancia contornando "a maçã"
O t será também o real, o que demoramos para chegar ao nosso destino

Imagine-se que o Wormhole nos permite um tempo a tender para 0+ (zero mais)

Então seja qual for a distancia (que tem de ser sempre real positiva), v= +00 (mais infinito)

A solução das viagens no tempo está quase a chegar, preparem-se para verem o passado como se fosse o presente!

2 Comments:

Blogger AATorres said...

Interessante. Pelo que li então a questão nem é o facto de viajar-mos pelo tempo mas também sermos capazes de comunicar com outros universos.
Nice post :) era mm isso que queria ler :p

4:46 da tarde  
Blogger Petrovic said...

Não só mas também, de facto, dentro dos tipos de wormholes que referi, existem mais dois, que se distinguem exactamente por uns serem dento do mesmo universo e outros de universo para universo, chamados intra-universais e inter-universais.

fizeste-me pesquisar ainda mais ó badaméco...boa cena! :D

3:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hit Counter
Website Counter